QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Descubra como calcular a inclinação de um telhado e não errar

Autor: Telhadão | 11 de março de 19
Compartilhar

Calcular a inclinação de telhado é uma tarefa que pode parecer complicada para quem busca construir ou reformar seu telhado. Na verdade, esse é um processo bem simples de se entender e que pode, entre outras coisas, ajudar você a descobrir tanto a inclinação como a altura exata da cumeeira (a parte mais alta de um telhado).

O que influencia no cálculo de inclinação de telhado?

O principal fator é o tipo de telha, e nisso você deve ficar muito atento.

As telhas, hoje em dia, são de diferentes modelos e feitas dos mais diversos materiais, com benefícios próprios para cada necessidade. É bom lembrar que cada uma delas possui um percentual diferente de absorção de água.

E o cálculo de inclinação de telhado tem tudo a ver com isso, porque justamente, busca conciliar a melhor angulação a fim de evitar refugos ou infiltrações.

Outro fator que podemos citar de antemão é que os próprios fabricantes das telhas normalmente estipulam as inclinações mínimas e máximas das suas telhas. Por isso, se você estiver prestes a comprar as suas, não deixe de perguntar.

Porém, ainda assim, algumas dúvidas podem surgir, pois o cálculo de inclinação de telhado possui algumas parametrizações um pouco diferentes do comum. Para quem não está acostumado com construção, pode assustar. Mas a lógica é bem fácil, confira abaixo!

Como fazer o cálculo de inclinação de telhado?

Para começar, o resultado desse cálculo não é tido em ângulo (Xº), mas em porcentagem (X%).

Sim, isso serve para facilitar o entendimento, sabe porque? Nosso cérebro não está acostumado a interpretar angulações quebradas (como 18,80º, ou 36,15º e etc.).

Portanto, o cálculo da inclinação de telhado sempre vai resultar em uma porcentagem relativa a 100 cm (1 m).

Ou seja, se alguém fala que o telhado possui inclinação de 15%, quer dizer que, a cada 100 cm na horizontal, a altura do telhado aumenta 15 cm na vertical. Então, temos o resultado 15/100.

Quer um exemplo prático? Vamos lá:

Se você busca a inclinação correta para seu telhado, busque uma tabela do fabricante que informe a porcentagem ideal indicada (lembre-se que deve ser compatível com o material). Agora, meça a largura total da beirada (tomaremos como 10 m) e o número de águas (2).

Se a inclinação indicada é 25%, significa que o resultado é 25/100. Ou seja, a cada 100 cm (1 metro) horizontal, o telhado vai ganhar 25 cm de altura.

Agora, faça 25 multiplicado por 5m (o número de metros da beirada até o meio do telhado, onde você fará a cumeeira) e pronto, você terá em mãos a altura exata que a cumeeira deve ter para que a inclinação, ao ser construída, fique correta e cumpra com o escoamento da água. Neste caso, a cumeeira teria 1,25 m de altura.

Entendeu como funciona o cálculo de inclinação de telhado? Fácil, certo? O macete aqui é requisitar o fabricante e pedir as inclinações mínimas e máximas aconselhadas.

No mais, a Telhadão recomenda sempre o acompanhamento de um profissional capacitado, para garantir que nenhum resultado dessas contas esteja equivocado e o deixe na mão.

E claro, te convidamos a visitar as ofertas da nossa loja online e conhecer outros conteúdos em nosso blog!

Compartilhar