QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Reformar ou restaurar: qual a diferença entre as opções?

Autor: Telhadão | 30 de maio de 19
Compartilhar

Não adianta: uma hora ou outra você terá que fazer manutenções na sua casa. Mas qual será o caminho: reformar ou restaurar?

De forma geral, o cenário é quase sempre o mesmo:

Os materiais perdem suas propriedades, a ação humana causa desgastes, chuvas e intempéries do clima afetam a durabilidade dos componentes da sua casa.

E pronto: é preciso realizar melhorias, sejam superficiais ou mesmo estruturais.

A diferença entre realizar uma restauração ou reforma é essencial para dimensionar seus gastos, materiais necessários, tempo de execução e principalmente quais profissionais contratar.

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o ato de reformar ou restaurar e indicar qual é melhor para cada caso. Confira!

O que significa “reformar”?

Se você vai reformar, significa que você irá mudar algo estrutural da sua casa. Assim, não é necessário se preocupar em manter o estilo original da obra ou conservar algum aspecto técnico específico.

Ao reformar, você levanta ou derruba paredes, muda o layout (interno ou externo) da obra, adiciona uma fachada, fecha uma janela… Ou seja: quando você opta por reformar, você irá criar novos espaços.

Em uma reforma, não há um zelo em manter a estrutura como ela originalmente é. Portanto, é essencial que na sua realização todos os cuidados sejam tomados, já que a liberdade de atuação é tão ampla.

Basicamente, se sua preocupação não é em manter a originalidade do projeto, você vai reformar.

O que significa “restaurar”?

Quando você opta por restaurar um imóvel ou algum cômodo, é essencial manter sua estrutura original intacta.

Restaurações são comuns em construções e obras antigas, como imóveis tombados que carregam elementos históricos em seus materiais, estilo, construção e etc.

Ao restaurar, você conserta algo desgastado pelo tempo, com propósito de renová-lo para os próximos anos, mas mantendo as características que a destacam culturalmente.

A restauração é muito comum em obras artísticas, como pinturas e estátuas. Na construção, vê-se em igrejas, castelos, teatros e demais edificações que marcaram época.

O uso residencial é normalmente feito em casas antigas de família, que buscam preservar sua arquitetura e buscar manter vivo um pedaço do passado.

Ao restaurar, é preciso muito cuidado com a estrutura original do imóvel, bem como materiais específicos que substituam os anteriormente usados. Nesse tipo de serviço, é essencial contar com profissionais experientes e habilidosos.

Sendo assim…

Tanto ao reformar quanto restaurar, é necessário muito cuidado, contar com profissionais experientes e ter em mãos materiais de qualidade para manter a durabilidade da sua construção.

Confira os materiais de construção em nossa loja online! E se tiver qualquer dúvida,  entre em contato com nosso time comercial!

Compartilhar