Na hora de definir o projeto da sua próxima construção, uma dúvida sempre gera muito debate: afinal, será feita uma laje ou telhado? A questão é pertinente e traz diversas considerações, como custos, vida útil, proteção térmica, entre outras.
No artigo de hoje, vamos explicar as diferenças que destacam lajes e telhados e como cada tipo de cobertura pode agregar à sua obra.
Confira:
Chegou o momento de decidir qual será a cobertura da sua obra, mas você está indeciso: não sabe se escolhe pelo tradicional telhado ou aposta na laje. Afinal, o que muda de uma para outra?
No caso da laje, a cobertura possui um ângulo muito baixo, quase imperceptível, pois é ocultada pela platibanda.
Seu design é praticamente o mesmo sempre, no entanto, suas vantagens estão na praticidade: ela permite maior uso do espaço disponível na cobertura, como para montar uma área de festas ou um teto verde.
Em relação aos custos, a laje normal costuma ser mais barata que o telhado tradicional. Mas vários fatores podem mudar a conta, como o tipo de impermeabilização.
Se sua necessidade não for tão grande e um sistema leve for escolhido, os custos podem ser bem atrativos. No entanto, para uma laje que necessite de algo como uma manta asfáltica, os custos podem subir. Além do gasto com sistema, é preciso que a estrutura do teto seja resistente o suficiente para aguentar o sobrepeso.
A proteção térmica varia de acordo com os materiais utilizados. Sem uma manta específica a proteção não é considerável. No entanto, em regiões de clima mais ameno, talvez ela seja dispensável.
Em geral, a laje costuma ser utilizada em diversas construções: das mais simples às mais sofisticadas. Portanto, é questão de entender o que visual, estrutura e financeiramente mais se adequa ao seu gosto!
O telhado inclinado é um clássico. E talvez seja essa familiaridade que o torne uma opção tão considerada na hora de construir uma casa.
Um telhado pode ser feito de diversas maneiras, com incontáveis tipos e modelos de telhas. Nesse caso, é preciso entender qual se adequa mais ao seu bolso e ao tipo de obra.
Em questão de construção, o telhado é uma parte que costuma demorar mais para ser construído.
O motivo é que ele é um sistema um tanto complexo, com uma armação de madeira como estrutura base e as telhas, que precisam ser colocadas uma a uma, na inclinação correta.
O design de uma casa com telhado é reconhecido, mas dependendo do projeto, há como usar de estilos que diferenciam bastante a sua construção.
Em relação ao custo, todo aparato de estrutura e instalação pode somar ao valor e tornar o telhado mais caro que a laje. No entanto, vai depender da complexidade do seu telhado.
A resistência do telhado também varia, porque ele pode ser mais prejudicado por tempestades que as lajes.
Um telhado resistente conta com telhas de qualidade e uma estrutura bem construída. Dessa forma, é possível conservá-lo por anos sem que reformas consideráveis sejam feitas. Ou seja, cooperando com seu bolso.
Seguir o tradicional e optar por um telhado inclinado ou surfar em uma ideia mais moderna e construir uma laje? A resposta vai depender do seu investimento, do seu gosto e do tipo de construção que será feita.
Para mais conteúdos sobre construção, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!