Lidar com uma goteira é um processo chato — e sempre indesejado. Afinal, sua presença indica um problema no telhado ou no encanamento que passa sobre o teto da casa ou nas paredes.
Muitas vezes, os donos do imóvel notam uma goteira quando já é tarde.
A partir daí, segue-se uma série de intervenções no local, com intuito de consertar o problema e evitar infiltrações futuras.
Porém, muitas pessoas não sabem a quem ou como recorrer nesse tipo de situação. O risco é grande, afinal uma goteira pode comprometer a estrutura da sua casa e também seus móveis.
Neste artigo, vamos explicar quais as providências mais comuns e efetivas a serem tomadas no caso de uma goteira. Além disso, você vai conhecer algumas medidas de prevenção para extinguir definitivamente as goteiras da sua casa.
Para notar uma goteira, o processo é simples: basta ficar de olho no aparecimento de um vazamento no teto.
No entanto, muitas vezes, a goteira pode estar oculta por armários e diferentes forros.
Portanto, lembre-se sempre de averiguar bem o seu teto, notando em indícios que possam indicar o aparecimento de uma goteira: pontos de umidade e mofo no móvel logo abaixo e também no local do vazamento.
Uma vez localizada, a primeira ação é cobrir a abertura.
Essa iniciativa pode ser diferente para cada tipo de forro, exigindo a recolocação de um componente (como uma lâmina de gesso ou tábua de PVC) ou um preenchimento (restaurando o local com auxílio de argamassa, cimento ou pastas específicas).
Após isso, você deve busca pela origem da goteira. Observe o telhado e busque por inconformidades que possam ter causado a infiltração, como: alinhamento das telhas, rachas ou trincas aparentes, desníveis estruturais.
Talvez, esse trabalho deva ser feito ou acompanhado por um profissional experiente no assunto, como um encanador ou pedreiro.
Dessa forma, você garante mais agilidade na resolução do problema, que pode ser a troca de telhas defeituosas ou conserto na estrutura da cobertura.
Se o vazamento persistir, uma dica: estique uma corda do ponto de origem da goteira até o chão (em um balde, por exemplo). Isso vai direcionar a umidade e a água, impedindo que ela se alastre por sua estrutura.
Para garantir que não haja mais goteiras, um único reparo não será o bastante. Na verdade, ele pode resolver o problema apenas temporariamente.
Portanto, você deve estabelecer uma série de procedimentos periódicos de revisão da sua estrutura de cobertura. Esse serviço pode não parecer, mas é muito eficiente em situações de manutenção preventiva.
Ou seja, você deve revisar seu telhado e os componentes, garantindo que não haja falhas estruturais ou em peças específicas que levem ao aparecimento de uma goteira.
Faça isso uma vez a cada dois ou três meses (e também após grandes tempestades).
Outra medida é contratar uma empresa para fazer a impermeabilização da sua cobertura. Essa alternativa vai garantir uma vida útil extra para seu forro, impedindo que goteiras se manifestem no teto.
Além disso, você pode utilizar mantas asfálticas próprias para impermeabilização do teto.
E na sua casa, como você lida com as goteiras? Caso alguma delas surja, já sabe: é só seguir as nossas dicas!
Continue de olho em nosso blog para mais dicas sobre construção e prevenção da sua obra!