QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Piso cerâmico: como escolher o certo?

Autor: Telhadão | 29 de janeiro de 20
Compartilhar

A verdade é que não existe uma fórmula para direcionar sua escolha de piso cerâmico, tudo depende do seu gosto e do local a ser instalado. Por isso, esse é um momento de bastante indecisão para quem vai construir ou reformar, seja o dono da obra ou mesmo o arquiteto.

Então, como escolher o certo?

São vários os tipos, formatos e estampas/texturas que destacam os incontáveis modelos de pisos cerâmico encontrados nas lojas especializadas.

No conteúdo de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre o tema e lhe dar dicas preciosas sobre como escolher o melhor piso cerâmico para seu ambiente. Continue a leitura para aprender mais!

O que é o piso cerâmico?

Antes de tudo, é importante entender o que é essa peça.

Muito popular no Brasil e no mundo, o piso cerâmico é um dos itens essenciais para praticamente todo tipo de construção ou reforma. Ele pode compor a cobertura do chão, parede e tetos, além de ser possível trabalhá-lo para criar acabamentos em quinas, rodapés e etc. É utilizado tanto em ambientes internos como externos.

O piso cerâmico é uma peça produzida com argila, que primeiro é peneirada, então umedecida e prensada.

O resultado final é uma peça dura, capaz de ter incontáveis formas e texturas. É resistente à ação da água e dificilmente tem manchas.

Como escolher o piso cerâmico certo?

Existem alguns critérios que podem lhe ajudar na escolha do piso cerâmico perfeito. Em geral, essas dicas abaixo se aplicam para todas as necessidades de construção, seja em ambientes ao ar livre como os internos. Confira!

Não escolha peças muito grandes!

As peças muito grandes podem ser a origem de muita dor de cabeça para você e o instalador. Afinal, são pisos difíceis de serem manipulados, o que dificulta na hora de realizar cortes com fins de acabamento ou encaixe.

Ao evitar esses tipos de peças e escolher um Piso Cerâmico de 43 x 43 cm da Ceral, por exemplo, você aproveita muito mais do material, evitando desperdícios. 

Verifique se o modelo preferido é escorregadio

Alguns modelos de pisos cerâmicos podem ser muito escorregadios. Isso é um problema?

Depende do ambiente escolhido. No caso de salas que contarão com tapetes, talvez não seja um problema. No entanto, em locais onde o piso ficará exposto e que haja um grande fluxo de pessoas (e crianças, especialmente), é recomendável evitar esses modelos.

A alternativa pode ser os pisos cerâmicos texturizados, como o de Quartzo de 43 x 43 cm da Ceral.

Teste a qualidade do piso cerâmico

Você sabia que existe uma tabela que define a qualidade de um piso cerâmico? Ela vai de A a D, sendo A para os de maior qualidade e D para os de menor.

Para contar com alta qualidade de fabricação e garantia do próprio fabricante, opte por modelos A e B. Uma alternativa é o Piso Cerâmico Ipanema Gelo da Ceral, confira!

Faça sua reserva de pisos

Não é surpresa para ninguém que obras costumam extrapolar um tanto o orçamento. O desperdício e os retrabalhos acabam ocasionando situações como essas, um tanto chatas para o responsável pela obra.

Para evitar dores de cabeça, nós recomendamos adquirir uma “sobra” de pisos cerâmicos, já antecipando quaisquer problemas. Afinal, muitas vezes, os modelos de pisos que você escolhe podem sair de fabricação.

Assim, em caso de reformas ou trocas (quando algum rachar, por exemplo) você terá em estoque algumas unidades para uso, mantendo o padrão de acabamento.

 

E então, entendeu tudo sobre o piso cerâmico? Esperamos que sim! Para comprar as suas caixas de piso, que tal optar pela saída mais ágil e barata e pedir diretamente pelo e-commerce da Telhadão? Confira nosso catálogo de pisos cerâmicos agora!

Compartilhar