QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Tudo o que você precisa saber sobre a platibanda em sua casa

Autor: Telhadão | 13 de maio de 20
Compartilhar

A platibanda é um recurso de construção muito interessante para quem busca uma casa ou edifício comercial com uma arquitetura e toques mais modernos. No entanto, muitas pessoas sequer sabem o que é uma platibanda, qual sua função, vantagens e desvantagens. E você, está com essas respostas na ponta da língua?

Para ajudar você a entender mais sobre essa pequena, mas importante, parte da arquitetura, criamos esse guia bem objetivo sobre a platibanda.

Conheça esse componente de construção de vez e saiba se é o certo ou não para seu próximo projeto. Vamos lá?

O que é a platibanda?

Sabe quando você olha uma casa com telhado embutido e não consegue visualizá-lo, pois há uma pequena mureta “escondendo-o”? Essa é a platibanda! Uma construção plana, que lembra ameias de muros medievais, porém com um toque moderno.

Sua função pode ser vista de duas formas:

Prática, pois a platibanda evita que a água da chuva se acumule no telhado embutido (pois possui um outro componente chamado de “calha da platibanda”).

Visual, pois favorece uma estética mais limpa e moderna, com linhas planas contornando a casa.

O principal motivo para sua existência é, justamente, relacionado com o estilo arquitetônico do projeto. Construções mais arrojadas e alinhadas com conceitos modernistas tendem a priorizar a platibanda como complemento do telhado.

Em projetos mais convencionais e tradicionalistas, o que vemos é o beiral.

Diferença entre Platibanda e Beiral

O beiral é aquela construção horizontal, projetada para fora das paredes e que sustenta a beirada do telhado (quando ele é aparente e sua inclinação obriga a criar uma “aba” em referência à parede).

Além da função estrutural, o beiral proporciona uma proteção maior à chuva e aos raios solares.

Já a platibanda é uma construção vertical que não sustenta o telhado e não oferece tanta proteção às intempéries do clima. Apenas se forem construídas com um recuo das paredes.

Devo colocar em meu projeto? Vantagens e Desvantagens da Platibanda

Antes de entender as desvantagens, você deve avaliar suas condições de construção para a platibanda. Normalmente, elas possuem cerca de 80 centímetros de altura, porém, em todo caso, devem seguir o ângulo de inclinação do telhado.

 

  • Flexibilidade visual

 

A platibanda se destaca no visual, complementando uma boa arquitetura moderna. Além disso, por ser tecnicamente uma parede, pode ser pintada da forma que você preferir ou decorada como achar melhor, com azulejos e etc.

 

  • Pode custar menos na hora da construção

 

Por não necessitar de um telhado estruturado em uma armação de madeira, você pode economizar bastante com materiais de construção. Afinal, a platibanda é uma estrutura normalmente pequena, o que lhe pesa menos no bolso.

A limpeza do telhado embutido também costuma ser mais simples e bem mais segura que um telhado tradicional.

Um detalhe importante de lembrar é que a platibanda necessita de uma calha específica. Ela é instalada entre o telhado e a platibanda (na parte interna), contornando todo desenho do teto. Dessa forma, capta a água e evita infiltrações.

 

  • A construção deve ser executada por profissionais

 

Não que seja uma desvantagem, mas a construção de uma boa platibanda exige pedreiros de confiança e com experiência. Por conta das necessidades do projeto, é bom investir nessa etapa, garantindo máxima qualidade do resultado final.

Lembre-se também que a platibanda não necessariamente protege a casa contra o sol ou a umidade. Então, uma boa alternativa é analisar com seu projetista e pedreiros responsáveis por soluções para isso, caso necessário.

 

  • A manutenção de longo-prazo pode ser custosa

 

Logo acima, falamos que a limpeza do telhado embutido pode ser mais simples de fazer. De fato é. No entanto, a platibanda é uma extensão da própria parede, portanto, caso você preciso retocar a pintura, precisará considerar essa parte no cálculo.

Dependendo da incidência do sol e da qualidade da tinta, esse processo pode ser exigido com certa frequência. Portanto, muita atenção a esse detalhe!

 

Agora que você entende o básico sobre platibanda, que tal considerá-la para o seu próximo projeto? Com isso, você terá um visual bem moderno e arrojado em sua construção, um diferencial interessante nos dias de hoje.

Para mais dicas sobre construção, continue de olho em nosso blog!

Compartilhar