QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

3 passos mais eficazes para escolher as telhas certas para sua casa

Autor: Telhadão | 31 de julho de 20
Compartilhar

Encontrar-se em dúvida quanto à aspectos construtivos de uma obra é comum. Um dos pontos mais divergentes, por exemplo, é a escolha das telhas. Afinal, não é um elemento que todos tenham contato constante. Muitas pessoas sequer subiram nos telhados de suas casas. Então, como ter a certeza de que a escolha das telhas é certa?

Esse é um processo que, no começo, parece complicado. Não por menos, é um tema bem desconhecido. Uma dúvida recorrente é:

Como garantir que as telhas que escolhi vão ser ideais para minha obra?

O primeiro ponto a se levar em consideração é que as telhas sejam de extrema importância para a integridade estrutural de toda a obra. Ou seja, não é exagero dizer que a vida útil da sua próxima construção dependerá e muito do telhado escolhido.

Portanto, saber como fazer a escolha mais eficaz de telhas pode garantir segurança, comodidade e custo x benefício para você — seja em curto, médio ou longo prazo.

Quer entender mais sobre essa etapa de escolha e como realizá-la da forma mais eficiente, poupando custos e dores de cabeça futuras?

Continue conosco neste passo a passo.

1. Antes da escolha: o que considerar?

Qual o estilo arquitetônico da sua obra? Essa resposta vai determinar o tipo de telhado em sua obra, pura e simplesmente.

Por exemplo, uma construção mais tradicional de residência, conta com uma estrutura de telhado inclinada. Isso quer dizer que suas telhas deverão ter certa angulação na hora de montar, bem como materiais específicos.

No caso de uma arquitetura mais moderna, o telhado embutido é sempre uma opção com visual chamativo — embora simples e bem eficiente.

Nossa sugestão é discutir esse tópico com um profissional competente, como um arquiteto.

2. Tipos de telhados

Você já parou para pensar nos diferentes tipos de telhados? Para construções convencionais, nem existem muitos tipos — o que há são diferentes execuções.

Em geral, os telhados aparentes (que, logicamente, você consegue visualizar na estrutura) são elencados por número de “águas”: as faces que escoam a água para as calhas.

Existem casas mais simples, com telhados de uma água, bem como as mais clássicas com 2 águas (geralmente com formato triangular). Eles devem possuir telhas mais robustas, capazes de compor uma estrutura forte, bem como resistir às intempéries do tempo.

Casas com 3 ou mais águas normalmente possuem uma arquitetura mais complexa, com dois ou mais pisos.

Além disso, há os telhados embutidos. Ocultos pela platibanda, uma pequena parede protetora, são estruturas planas que impermeabilizam e protegem a construção, porém, sem aparecer.

Nele, são utilizadas telhas mais baratas que as convencionais, como de fibrocimento.

3. Materiais das Telhas: importam tanto assim?

Sim! Importam e muito. Mas a boa notícia é que ao escolher uma em detrimento de outra você geralmente não perde muito. As características se concentram principalmente no fator estético e de isolamento térmico e acústico das telhas, bem como durabilidade.

Telhas Metálicas

Comuns em construções “anexas”, como garagens, ranchos ou galpões, as telhas metálicas são realmente incríveis no quesito de resistência e durabilidade. Apesar do isolamento térmico não ser dos melhores, é uma opção barata para necessidades específicas.

Telhado Verde

Está uma opção mais amigável com o meio ambiente e dotada de um senso estético bem único. O telhado verde é composto de um jardim, com plantas que ajudam a refrescar o ambiente e tornar o ar mais puro. É bem ecológico.

No entanto, sua estrutura precisa ser realmente calculada para aguentar o peso do jardim, bem como impermeabilizada. Pode ser um pouco mais caro, ainda mais se considerar a manutenção.

Telha de Cerâmica

A clássica telha de cerâmica é uma das favoritas do consumidor brasileiro, feita de barro ou argila. São pesadas para compor uma estrutura robusta, bem como resistentes. Proporcionam conforto acústico e térmico satisfatório.

Telha de Fibrocimento

Das mais econômicas do mercado, as telhas de fibrocimento são uma escolha bem comum dos brasileiros. Apesar de não ser tão resistente, são fáceis de instalar e proporcionam boa proteção para ambientes com clima ameno.

Telha de Policarbonato

Apesar de não proporcionar o melhor isolamento acústico, são telhas utilizadas aos montes em áreas externas por sua possibilidade de aproveitamento da luz natural. Além disso, versátil, pode ser curvada conforme a necessidade da obra e encontrada em formato de telhas ou mesmo de placas.

 

E então, ficou mais fácil agora fazer a escolha das suas telhas? Esperamos que o conteúdo ajude na sua decisão!

E se quiser encontrar as melhores e mais duráveis telhas para a sua obra, não deixe de conferir os produtos da Telhadão!

Compartilhar