QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Dicas para reforçar o telhado e garantir segurança

Autor: Telhadão | 24 de julho de 20
Compartilhar

Diante das intempéries do tempo e surpresas do clima, muitas pessoas se veem de frente à situações adversas e perigosas. Tempestades, chuvas de granizo, vendavais ou mesmo ciclones são realidade no Brasil. Além de medo, esses acontecimentos têm um potencial destruidor bem grande. Com isso, quem mais sofre? Se você pensou em “telhado”, acertou!

Recentemente, em Santa Catarina, um evento climático chamado de “ciclone bomba” arrasou o estado. Diversas cidades reportaram danos estruturais em residências, edifícios comerciais e mesmo públicos. No que é calculado, estimam-se perdas de quase R$ 280 milhões.

Entre as principais vítimas das fortes rajadas de vento, que chegaram a ultrapassar os 100 km/h, estão os telhados. Normalmente relegados à última instância de preocupação, situações como essas pegam as pessoas desprevenidas, pois o seu telhado não está bem cuidado.

O resultado? Um prejuízo bem grande. Afinal, não é mistério que o telhado é uma das partes principais na construção.

Portanto, sua correta manutenção e rotina de cuidados pode ser determinante para evitar que telhas, calhas ou mesmo toda estrutura saia voando. Além disso, a atenção também pode evitar danos superficiais, como rachaduras, provocadas pela queda de galhos ou troncos das redondezas.

Ou seja, quando falamos de telhado, é preciso muita atenção. E você, quer saber como evitar os danos de uma próxima tempestade, assegurar a cobertura da sua casa ou comércio e poupar custos? Então continue a leitura!

Como garantir a integridade e segurança do seu telhado? Confira 5 dicas

Com ações simples e capricho na execução, você garante total integridade do seu telhado, evitando patologias e acidentes por conta de ventos fortes, tempestades, etc. Confira!

1# Não adie os reparos e nem as revisões

Conforme o tempo passa, os problemas tendem a se multiplicar. Se não multiplicar, costumam aumentar de tamanho. E quando falamos do telhado, essa é uma condição bem preocupante.

Mantenha uma rotina de revisões e reparos que siga a lógica. Normalmente, os telhados costumam ser razoavelmente duráveis (como telhas de fibrocimento), até bastante duráveis (como telhas de barro ou mesmo coberturas metálicas).

No entanto, o recomendado é sempre programar uma revisão semestral (ou pelo menos anual) de todo telhado: condições das telhas, fixações, estrutura, alinhamento das peças, ângulo do caimento, condição das calhas e rufos, etc.

2# Faça uma checagem dupla na estrutura e nas fixações

Agora, uma das parte principais em um telhado. A sua estrutura, especialmente se madeirada, merece uma checagem dupla toda vez. O que procurar?

Além de rachaduras e fixações (parafusos, pregos) moles, busque por pontos de umidade, fissuras, cupins, etc.

3# Observe a integridade das telhas

Durante sua avaliação, observe atentamente (ou oriente o profissional responsável) o estado das telhas. Sinais pequenos, como fissuras pequenas, uma sequência de rachaduras ou partes quebradas diz muito sobre a estrutura do telhado.

Além disso, faça uma checagem no alinhamento das peças (caso o modelo exija encaixe). Desvios ou detritos podem arruinar a proteção, criando pontos de infiltração de água, bem como pontos suscetíveis a ação do vento.

4# Não se esqueça de olhar as calhas

No mesmo processo, reforce sua revisão do estado e fixação das calhas e rufos. Pode não parecer de cara, mas muitas vezes são esses elementos que mais sofrem com ventos e chuvas.

O ideal é, além de revisar, contratar uma empresa especializada para checar se o tipo de calha (especialmente a largura da chapa utilizada) é o ideal. Muitas vezes, para economizar, investimos em um material esteticamente agradável, mas muito fraco.

5# Analise os perigos dos arredores para entender quais ações tomar

Por fim, procure analisar bem os arredores de sua casa ou ambiente comercial. Afinal, os perigos não vem apenas do vento ou da chuva, mas do potencial de estrago daquilo que o cerca.

Aqui, falamos de algumas coisas, como árvores altas nas proximidades (ou mesmo no quintal), lajes de vizinhos, alguma cobertura que você identifique falhas por perto, antenas antigas localizadas nos telhados nos arredores.

Tudo isso pode ser um perigo em potencial.

Caso alguma coisa lhe salte os olhos, procure entender como neutralizá-la. Se a árvore estiver em seu quintal, você pode ver com os bombeiros a viabilidade da poda ou mesmo do corte da mesma.

 

Agora que você sabe como reforçar o seu telhado e evitar prejuízos, é hora de comprar os equipamentos e materiais certos! Quer dar uma olhada em nosso catálogo de produtos para seu telhado? Confira em nosso site!

Compartilhar