É certo que, de vez em quando, será necessário realizar a manutenção do telhado. Muitas vezes esquecido, esse processo é essencial para manter a integridade dos materiais de construção da sua residência, bem como evitar prejuízos grandes.
Por isso, a correta manutenção do telhado garante segurança e beleza para sua casa.
No entanto, muitas pessoas não sabem disso. Nem como fazer a manutenção ou como avaliar a sua necessidade.
Por isso, resolvemos nos aprofundar no assunto para te ensinar tudo sobre manutenção do telhado.
Preparado(a) para aprender ainda mais? Então continue na leitura conosco!
A manutenção do telhado é ato de inspecionar, reparar e arrumar falhas no principal elemento de uma residência.
É uma ação que pode ser tanto corretiva, mas também preventiva, evitando que falhas se acentuem e causem grandes dores de cabeça.
Com a correta manutenção do telhado, você evita que danos ocasionados por fenômenos naturais (como tempestades ou chuvas de granizo) prejudiquem sua estrutura, ocasionando infiltrações.
É também apropriado para combater os efeitos do desgaste, algo muito comum no decorrer dos anos.
A manutenção do telhado deve ser feita em construções de todo tipo, seja àquelas próximas à áreas verdes, como também às casas mais urbanas.
Em qualquer ambiente, há riscos que devem ser mitigados.
A manutenção do telhado é uma ação que deve ser feita de forma periódica — tanto levando em conta certo período de tempo, como após identificar sinais de problemas.
Ela pode ser realizada por qualquer adulto capaz de acessar o telhado, mas deve ser feita com cuidado. O ideal é garantir o uso de EPIs básicos, como capacete, luvas e escada de qualidade para subir no local.
Em locais onde o acesso é facilitado por conta do terreno ou construção, o cuidado deve se reservar ao caminhar pelo telhado. Dependendo da condição das telhas, pode ser difícil acessar algumas áreas.
Em situações assim, o ideal é contratar profissionais capacitados e experientes, que possuem os equipamentos certos para fazer um serviço de alta qualidade.
Os pontos principais que você deve analisar são:
Como você aprendeu, a manutenção do telhado deve ser conduzida de forma periódica.
O mais adequado para casas próximas a áreas verdes, é que uma inspeção simples seja realizada uma vez por mês.
Para residências em áreas urbanas, essa tarefa pode ser mais espaçada, a cada 3 meses.
Porém, indicamos que você inspecione o local após grandes tempestades, apenas para garantir que nenhuma falha passe despercebida e se torne um incômodo maior depois.
Além disso, recomendamos uma revisão profissional a cada 6 meses para casas próximas a áreas verdes e a cada 1 ano para casas mais urbanas.
A manutenção do telhado mantém a integridade da sua estrutura, garantindo que sua casa mantenha um dos principais elementos visuais do projeto nos conformes.
E falamos tanto do ponto de vista da beleza, pois a manutenção permite que você limpe e garanta o aspecto visual do telhado, como da segurança do mesmo.
E agora, o que fazer? Após aprender mais sobre manutenção do telhado, é hora de planejar sua próxima inspeção.
Na loja da Telhadão, você encontra os principais equipamentos para realizar a inspeção, bem como ocasionais reparos.
Assim, você economiza e mantém a integridade do principal elemento da sua casa.