QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Telhado branco contra aquecimento global: mito ou realidade

Autor: Telhadão | 21 de maio de 20
Compartilhar

A sustentabilidade é um tema que importa a todos: seja empresas, seja pessoas. Iniciativas para promover a preservação do meio ambiente não faltam. Dentre as principais, destacam-se àquelas que visam reduzir o aquecimento global e seus impactos catastróficos. O que muita gente não sabe é que dentre essas ações, há uma em especial que envolve a construção civil e que você pode aplicar em sua residência ou edifício comercial: o telhado branco.

Fato é que o telhado é uma das partes principais de toda construção. Além da função estética e de estilo arquitetônico, o telhado também protege sua residência das intempéries do tempo (sol, chuva, vento, raios) e funciona como isolante térmico.

Por ser tão importante, é claro que já existem soluções de sustentabilidade ligadas a ele.

O telhado verde, por exemplo, é uma opção para quem busca inovar no visual e aproveitar o teto para compor um ambiente de flores, plantas e pequenas árvores. Essa é uma alternativa popular — mas dependendo do local, pode ser complicada de aplicar e, principalmente, cuidar.

O telhado também serve de base para soluções como as placas solares, efetivas na geração de energia solar. Assim, você aposta em inovação para alimentar as necessidades da sua residência — e ainda diminui a conta de luz.

No entanto, há uma alternativa que vem ganhando espaço nas opções de quem está construindo, se trata do telhado branco. Afinal, o que tem de diferente no telhado branco e como pode ser tão efetivo contra o aquecimento global (se é que ele realmente é)?

O que é o telhado branco?

Na prática, é um telhado branco normal. Uma telha, que pode ser feita de vários materiais, mas pintada com a cor branca e alta refletividade.

O Green Building Council, uma instituição responsável por promover tecnologias de construção com foco em sustentabilidade, elenca o telhado branco como uma opção de produto sustentável.

Esse destaque tem motivo: em 2009, uma ação da instituição nos EUA, chamada de “One Degree Less” (“Um Degrau a Menos”), foi responsável por literalmente pintar os telhados das casas.

Ao longo dos anos, o impacto foi bem profundo: cerca de 450 mil m² foram coloridos de branco.

Os efeitos da ação? Semelhante ao impacto de contar com 50 mil carros a menos nas ruas.

Como o telhado branco ajuda a reduzir o aquecimento global?

A explicação é até simples: por conta da pintura branca e reflexiva, os raios solares que incidem sobre o telhado são refletidos para o céu. Apesar do conceito e função bastante objetiva, o telhado branco é extremamente efetivo.

Afinal, o telhado branco pode reduzir de forma considerável a temperatura no interior de casas e edifícios. Com isso, é menor a necessidade de aparelhos de ar-condicionado — que, segundo Relatório da Agência Internacional de Energia, são peças-chave no aquecimento global.

Por necessitarem de muita energia, eles costumam exigir mais de toda cadeia de produção e transmissão energética. Assim, as empresas precisam buscar apoio em produção não-renovável, como em usinas de carvão ou gás natural.

Com isso, estimula-se a liberação em massa de toneladas e toneladas de gases carbônicos na atmosfera, que contribuem com o efeito estufa.

O telhado branco funciona como gargalo nesse processo destrutivo, diminuindo os impactos na rede energética — o que consequentemente aumenta sua efetividade e reduz seus custos para o morador/dono do imóvel.

Vale a pena investir em telhado branco?

A eficiência do telhado branco é comprovada. Dependendo do material da telha e das condições climáticas do local, é possível observar uma redução de até 6º C no interior da construção e 18º C na superfície do telhado. O nível de reflexão pode chegar aos 20%.

Com todos esses dados em mente, fica fácil entender como o telhado branco ganhou tanto destaque na mídia e na consideração dos compradores.

Com certeza, se trata de uma solução que ajuda o meio ambiente e ainda contribui com o bolso do consumidor. Se você busca aliar esses dois pontos, talvez tenha encontrado a melhor solução!

Gostou do conteúdo? Então fique de olho nos demais posts de nosso blog!

Compartilhar