O telhado colonial é um dos estilos arquitetônicos mais comuns para as coberturas brasileiras. Sua composição clássica é vista de forma abundante nas ruas do país.
Ainda assim, muitas pessoas que não estão ligadas ao mundo das construções podem não conhecer o que é um telhado colonial e as características que o colocam no topo da lista de coberturas mais adotadas no país – e possivelmente no mundo.
Que tal aprender mais?
O telhado colonial é um estilo simples de cobertura, cuja telha fica aparente e possui formas que variam. Normalmente, é a imagem que vem à mente quando se pensa em “telhado”.
Os telhados coloniais mais reconhecidos são aqueles com estrutura de 2 ou mais águas. As telhas são apoiadas sobre a estrutura – que pode ser de madeira (mais comum), mas também de ferro.
O que o faz tão popular é justamente sua flexibilidade aos mais variados estilos arquitetônicos, sendo aplicado em construções rústicas e mesmo as mais modernas.
As vantagens do telhado colonial vão depender muito do estilo arquitetônico adotado, já que influencia nos materiais utilizados, tipos de telha, estrutura e muito mais.
No entanto, algumas características do telhado colonial são bem marcantes, independente do estilo.
Se as condições climáticas do local não forem ruins (com tempestades, chuva de granitos e etc), não será necessário exagerar nas manutenções. Uma revisão por ano é o ideal.
Além disso, é possível utilizar apenas materiais sustentáveis na construção do telhado colonial, da telha escolhida até a madeira que compõe a estrutura.
Tudo isso se traduz em durabilidade. O telhado colonial é uma boa opção de cobertura para quem busca resistência à condições intempéries. Ela tem mais escoamento da água e proteção redobrada para sua residência.
É importante entender que toda escolha de telhas vai depender da inclinação necessária para o telhado. Com este modelo, não seria diferente. Porém, alguns tipos de telha são bastante utilizados no mercado, confira:
A telha de cerâmica é uma das mais utilizadas no Brasil, justamente por ser ideal para a estrutura de um telhado colonial. Sua aparência curvada contribui com o estilo da construção, mas são especialmente boas no escoamento da água, além da instalação ser simples (basta encaixá-las e alinhá-las).
Costumam durar vários anos e possuem várias características que mudam de fabricante para fabricante, como molde, pintura e revestimento. Compre a que mais se adequar às suas necessidades e orçamento!
Este tipo de telha se encaixa bem em construções mais simples, mas que necessitam do telhado colonial para melhor proteção e cobertura.
As telhas de fibrocimento são mais leves, porém sua instalação exige mais mão de obra (já que é necessário parafusá-las, em alguns casos).
Porém, a vantagem é que, por ser mais leve, você não precisará investir tanto em uma estrutura reforçada.
Gostou de conhecer mais sobre o telhado colonial? Sua presença nas construções é uma prova da sua versatilidade de estilo, além de certificar sua durabilidade. Ficou interessado? Converse com seu arquiteto ou engenheiro e comece logo o seu projeto!
Para mais conteúdos sobre coberturas e construção civil, continue de olho em nosso blog! Abraço!